LINKS PATROCINADOS
TÍTULO DE ELEITOR

TÍTULO DE ELEITOR

Como tirar e/ou regularizar o seu Título de Eleitor

Regularização do Título de Eleitor. Veja como e onde regularizar seu título de eleitor. Todos os procedimentos para regularização para evitar cancelamento do documento.

| 11/4/2011 »« 22/09/2012 17:51:07 | | Utilidade Pública |

O Título de Eleitor é um documento de extrema importância para o cidadão brasileiro. É ele que garante o seu direito de votar e escolher seus representantes, mas além disso, sem o título de eleitor ou com o mesmo em situação irregular, você pode ficar inapto para participar de concursos públicos ou fazer matrículas em Universidades credenciadas ao MEC, por exemplo. Também não poderá usufruir de diversos direitos enquanto cidadão, como tirar passaporte, segunda via de documentos como CPF ou RG, além de não poder abri conta em banco, nem participar de benefícios concedidos pelo governo.

O Título Eleitoral é facultativo ao eleitor a partir dos 16 anos e obrigatório àquele entre 18 e 65 anos, faixa etária esta que tem obrigatoriedade de votar ou justificar ausência em todo e qualquer processo eleitoral, até mesmo em plebiscitos.

Portanto, amigos, o título de eleitor é um documento de suma importância. Você não deve ficar sem ele, muito menos deixá-lo irregular junto ao TSE. Em caso de mudança de cidade, por exemplo, você deve sempre dirigir-se a um cartório eleitoral, no período estipulado pela Justiça Eleitoral, para então fazer a transferência de seu título para aquela localidade. Ou caso tenha deixado de votar ou justificar sua ausência em alguma eleição, deve também procurar a Justiça Eleitoral para regularizar sua situação. Deixar de votar sem justificativa, pode acarretar cancelamento de seu documento, além de outras implicações legais.

Caso você tenha alguma dúvida quanto a situação atual de seu título, o procedimento é bem simples. Primeiro faça uma consulta diretamente no site do TSE, pelo endereço: http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaSituacaoNome.htm. Caso o resultado de sua busca seja diferente de REGULAR, acesse a opção Título Net (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm) no site do próprio Tribunal, para dar início a regularização da situação. Uma vez iniciado o processo de regularização pelo site do TSE, você deverá comparecer ao cartório eleitoral indicado para finalizar o procedimento e efetivar a regularização de seu documento.

Qualquer dúvida, você pode obter esclarecimentos completos, diretament em http://www.tse.gov.br/internet/index.html (Site oficial do Tribunal Superior Eleitoral).

Boa Sorte!

Horário de verão 2013 começa à zero hora do dia 20 de outubro. Horário de verão 2013 começa à zero hora do dia 20 de outubro.
Horário de verão 2013 começa à zero hora do dia 20 de outubro e vai até o dia 16 de fevereiro.
O que é preciso pra renovar a Carteira de Habilitação - CNH O que é preciso pra renovar a Carteira de Habilitação - CNH
O que fazer e como fazer para renovar sua Carteira de Habilitação - CNH. Saiba quando e como fazer a renovação.
Informativo Imposto de Renda e Restituição: acompanhe aqui os passos do Leão. Informativo Imposto de Renda e Restituição: acompanhe aqui o (...)
Imposto de Renda e Restituição é um informativo do GuiaDoClique que ajuda você na hora de declara seu Imposto e na hora de receber a Restituição.
Valente, animação da Disney, estreia em 125 salas de São Paulo. Veja onde assistir. Valente, animação da Disney, estreia em 125 salas de São Pau (...)
Valente, animação da Disney, estreia em 125 salas de São Paulo. Assista ao trailer e veja onde assistir ao filme.
O Espetacular Homem Aranha e outras estreias do cinema nesta sexta-feira, 06/07. O Espetacular Homem Aranha e outras estreias do cinema nesta (...)
Veja o trailer, sinopse e onde assistir O Espetacular Homem Aranha e as demais estreias do cinema nesta sexta-feira, 06/07.